Torrent-Up Oscar

Topinho

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um Pouco da História do Oscar...

Pessoal acompanhem abaixo um pouco da história do evento mais importante do cinema e ainda a lista com links dos indicados desse ano, aguardem novidades hein... Abraços, Bozano...






A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A idéia foi do presidente da Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer que uniu-se a um grupo de 36 diretores e atores para criar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na época, os dirigentes dos grandes estúdios de cinema já vinham pensando em uma forma de incentivar a produção de obras de qualidade técnica e artística e a sugestão de Louis B. Mayer, foi acolhida com entusiasmo por todos.
A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles, sob a presidência do astro Douglas Fairbanks. Inicialmente, as cerimônias eram realizadas com almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes, com os resultados previamente conhecidos, já que a decisão sobre os ganhadores era tomada de comum acordo pelos chefões dos estúdios. Até 1940 os jornais recebiam a lista de premiados antecipadamente e assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano amtes o Los Angeles Times quebrou o acordo. Desde então, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados. O critério de seleção é demorado e envolve cerca de mais ou menos 4.755 pessoas que tem direito a voto. Todos são profissionais do ramo: atores e atrizes, produtores, diretores, roteiristas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, maquiadores. A Price Waterhouse, empresa de consultoria e estatística, organiza a votação na qual cada integrante da Academia vota em candidatos de sua mesma especialidade (fotógrafos votam em fotógrafos, atores em atores, etc.), mas todos elegem o Melhor Filme. Em uma segunda fase, a firma seleciona os cinco mais votados em cada categoria e é feita nova votação, desta vez com todos os membros da Academia. O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo.
As cédulas são enviadas pelo correio e devolvidas à Academia em envelopes sem identifição do remetente. Já a apuração é feita por computador e colocada em envelopes lacrados, que são abertos apenas na noite da entrega do Oscar. Nem a Academia sabe de quantas estatuetas vai precisar.
A simples indicação de um filme pode aumentar sua bilheteria em vários milhões de dólares. Além do aumento da receita, a premiação significa prestígio para o filme, contratos mais vantajosos para os atores e (quase sempre) uma garantia de qualidade para o público.




A estatueta que é entregue há 67 anos aos melhores do cinema tem 34 centímetros de altura, é composto de 92,5% de estanho, 7,5% de cobre e folheado a ouro de 14 quilates e platina pesando 3,850 quilos. O custo de fabricação de cada um é de 150 dólares. A imagem é a de um guerreiro com uma espada sobre um rolo de filme.
Durante a Segunda Guerra, sua estrutura básica passou a ser de gesso para economizar metal.
Diz a lenda que o troféu foi esboçado pelo diretor de arte da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Cedric Gibbons, na toalha da boate Brown Derby, de Los Angeles, e ganhou forma nas mãos do escultor George Stanley.
Três histórias cercam a escolha do nome Oscar, que batizou o prêmio quatro anos após ter sido instituído. Uma delas conta que a secretária da Academia, Margareth Herrick teria achado a imagem parecida com a de seu tio Oscar, ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. Outra atribui o apelido a Bette Davis, que, brincando, afirmou que a estatueta era "a cara" de seu ex-marido Harmon Oscar Nelson. O colunista de cinema Sidney Skolsky também reivindicou a autoria do nome.
Os vencedores assumem o compromisso de nunca vendê-los, a não ser para a própria Academia e pelo preço simbólico de 10 dólares. Mesmo assim, num leilão de 1993, o Oscar que Vivien Leigh ganhou em 1940 por ...E o Vento Levou foi arrematado por 562 mil dólares.




Os imprevistos sempre deram o molho necessário a uma festa que, por ter se tornado muito longa, raramente consegue evitar a monotonia.

- O primeiro dos dois empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator em 1932. Fredric March (O Médico e o Monstro) e Wallace Beery (O Campeão) dividiram o prêmio. Como o resultado era desconhecido a Academia teve que providenciar um troféu às pressas.

- Em 1933, por exemplo, o comediante Will Rogers testou os nervos das concorrentes ao chamar duas atrizes como ganhadoras do Oscar, para descobrir que uma terceira (Katharine Hepburn) havia sido a real vencedora. No mesmo ano, mais uma de Rogers: no Oscar de Direção, ele disse: "Venha buscá-lo, Frank". Frank Capra ("Dama por um Dia") levantou-se e já estava chegando ao palco quando percebeu que o vencedor era um xará, Frank Lloyd ("A Divina Dama"). Em suas memórias ("The Name Above The Title"), Capra cita sua volta para a mesa como "a mais longa, triste e difícil caminhada da minha vida".

- Por incrível que pareça, estatuetas já foram roubadas em plena cerimônia, diante de toda a platéia, sem que ninguém se desse conta. Em 1937, Alice Brady ganhou o Oscar de Melhor Coadjuvante por "Na Velha Chicago", mas não pode ir à festa nem mandou representante. Ao ser chamado seu nome, porém, um desconhecido foi ao palco, recebeu a estatueta e sumiu para sempre. Dez dias depois, a Academia providenciou um novo Oscar para Alice.

- Desentendimentos entre candidatos sempre alimentaram o folclore da festa. Em 1942, por exemplo, concorriam as irmãs Olivia de Havilland ("Porta de Ouro") e Joan Fontaine ("Suspeita"). Como na vida real elas não se falavam, esperava-se um atrito caso qualquer uma delas ganhasse o prêmio. Fontaine ganhou, mas Olivia manteve a calma. Fez bem. Em outras disputas, ela conseguiria dois prêmios, um em 1946 ("Só Resta Uma Lágrima") e outro em 1949 ("Tarde Demais").

- Em 1946, porém algum desavisado escalou Joan Fontaine para entregar o prêmio à irmã e houve mal-estar. Olivia De Havilland virou-lhe o rosto ao receber a estatueta.

- O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942 por Rosa da esperança, foi o mais longo da história da premiação. Durou mais de uma hora.

- Anthony Quinn teve a atuação mais curta premiada com um Oscar em 1957. Ele faturou o prêmio de coadjuvante em Sede de Viver no qual apareceu na tela por apenas oito minutos.

- Em 1958, o show acabou cedo demais e, com o horário de TV já reservado à transmissão da festa, o apresentador do ano, Jerry Lewis, teve de improvisar. Chamou Mitzi Gaynor para comandar um bis do número de apoteose, "There's no Business Like Show Business", e convocou quem estava por perto - Cary Grant, Ingrid Bergman, Natalie Wood, Robert Wagner, Sophia Loren, Dean Martin, Rosalind Russell e Maurice Chevalier - para ajudar. Eles cantaram a música quatro vezes e descobriram que ainda não haviam preenchido o tempo. Mitzi Gaynor, então, dançou o número mais uma vez e, aí sim, a festa terminou.

- Na cerimônia de 1964, a atriz Rita Hayworth estava tão nervosa que errou o nome de Tony Richardson (As Aventuras de Tom Jones) ao anunciar o prêmio de Melhor Diretor.

- George C. Scott (Patton) se recusou a receber o Oscar em 1971 por não concordar com o caráter competitivo imposto pela Academia. Em 1961, ele já havia pedido que retirassem seu nome da lista de indicados.

- Nenhuma surpresa, no entanto, foi maior que a ocorrida na festa de 1974. David Niven anunciava a entrada de Elizabeth Taylor quando um homem nu atravessou o palco. Era o auge do "streaking", um modismo que consistia em passar sem roupas por um lugar como forma de protesto, para chocar ou apenas se divertir. Refeito do susto, Niven recorreu ao humor britânico: "O pobre homem só conseguiu chamar a atenção e fazer rir mostrando suas deficiências", disse. Liz Taylor entrou no palco ofegante e completou: "Depois disso, é meio difícil fazer algo melhor"

- Em 1975, o diretor Francis Ford Coppola teve dois filmes indicados ao Oscar de filme – A Conversação e O Poderoso Chefão II; e em 78, Herbert Ross repetiu a façanha com A Garota do Adeus e Momento de Decisão.

- Ao entregar o prêmio de Melhor Curta-Metragem em 1977, o comediante Marty Feldman se atrapalhou e deixou cair a estatueta, que se partiu em vários pedaços.

- Divertida também foi a mancada da Academia com o ator Spencer Tracy. Ao receber o prêmio em casa, onde convalescia de uma operação, o ator tomou um susto: a estatueta trazia a inscrição "Dick Tracy".

- Em 1980, novo roubo. O Oscar de Curta de Animação foi para o húngaro Ferenc Kofusz. Ninguém sabia quem ele era e, na hora do prêmio, um homem apareceu, discursou, posou para fotos e desapareceu com a estatueta.

- A expressão The winner is...(O vencedor é ...) foi substituída por "The Oscar goes to...(O Oscar vai para...), em 1989, para que não parecesse que os demais eram perdedores.

- Jack Palance foi a grande atração da cerimônia de 1992: ele comemorou a vitória como melhor ator coadjuvante (Amigos, Sempre Amigos) fazendo flexões apoiado em um só braço para mostrar que ainda estava em forma.

- Vários atores também já levaram Oscar por seus trabalhos como diretores, entre eles Robert Redford, Warren Beatty, Kevin Costner, Clint Eastwood e Mel Gibson.

- Nos últimos vinte anos, os britânicos levaram 26 das 100 indicações ao Oscar de Melhor Ator. Uma predileção que tem limites já que em 1984, havia quatro ingleses e um americano na disputa, mas ganhou o californiano Robert Duvall, por A Força do Carinho.

- Já desta década, a neozelandesa Anna Paquin, melhor atriz coadjuvante em 1994, teria problema para assistir o filme do qual participou em seu país. O Piano é proibido para menores de dezesseis anos. Na época em que recebeu o prêmio, ela tinha somente onze.

- Ao ouvir seu nome sendo chamado para receber a estatueta de Melhor Atriz (Regresso para Bountiful), Geraldine Page demorou alguns segundos para se levantar. Nada de emoção, ela não conseguia achar os sapatos sob a mesa.

- Tatum O' Neal foi a criança mais nova a receber um Oscar: aos dez anos como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel (1973). Enquanto Shirley Temple ganhou uma mini-estatueta simbólica em 1935 por sua contribuição ao cinema. Ela tinha apenas seis anos.


- LISTA DOS INDICADOS 2009


Melhor Filme

Quem quer ser um milionário?
Frost/Nixon
O curioso caso de Benjamin Button
Milk - A voz da liberdade
O Leitor

Melhor diretor

Danny Boyle -
Quem quer ser um milionário?
Ron Howard - Frost/Nixon
David Fincher - O curioso caso de Benjamin Button
Gus Van Sant -
Milk - A voz da liberdade
Stephen Daldry - O Leitor

Melhor Ator

Mickey Rourke -
O Lutador
Sean Penn - Milk - A voz da liberdade
Frank Langella – Frost/Nixon
Brad Pitt - O curioso caso de Benjamin Button
Richard Jenkins -
The visitor

Melhor Atriz

Meryl Streep –
Dúvida
Kate Winslet – O Leitor
Anne Hathaway – O casamento de Rachel
Angelina Jolie –
A Troca
Melissa Leo - Frozen river

Melhor Ator Coadjuvante

Heath Ledger -
Batman – O cavaleiro das trevas
Josh Brolin -
Milk - A voz da liberdade
Robert Downey Jr. -
Trovão tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Michael Shannon - Foi Apenas um Sonho

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams -
Dúvida
Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O curioso caso de Benjamin Button
Marisa Tomei -
O Lutador

Melhor Longa de Animação

Wall-E
Kung Fu Panda
Bolt – Supercão

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Revanche, de Gotz Spielmann (Áustria)
The class, de Laurent Cantet (França)
The Baader Meinhof Complex, de Uli Edel (Alemanha)
Waltz with Bashir, de Ari Folman (Israel)
Departures, de Yojiro Takita (Japão)

Melhor Roteiro Original

Frozen river
Na Mira do Chefe
Wall-E
Milk – A voz da liberdade
Happy-go-lucky

Melhor Roteiro Adaptado

O caso curioso de Benjamin Button
Dúvida
Frost/Nixon
O Leitor
Quem quer ser um milionário?

Melhor Direção de Arte

A Troca
O curioso caso de Benjamin Button
Batman – O cavaleiro das trevas
A Duquesa
Foi Apenas um Sonho

Melhor Fotografia

A Troca
O curioso caso de Benjamin Button
O Leitor
Batman – O cavaleiro das trevas

Quem quer ser um milionário?

Melhor Mixagem de Som

O curioso caso de Benjamin Button
Batman – O cavaleiro das trevas
Quem quer ser um milionário?
Wall-E
Procurado

Melhor Edição de Som

Batman – O cavaleiro das trevas
Homem de Ferro
Wall-E
Procurado
Quem quer ser um milionário?

Melhor Trilha Sonora Original

Alexandre Desplat - O curioso caso de Benjamin Button
James Newton Howard -
Defiance
Danny Elfman - Milk - A voz da liberdade
Thomas Newman - Wall-E
A.R. Rahman -
Quem quer ser um milionário?

Melhor Canção Original

“Down to Earth”, de Peter Gabriel and Thomas Newman -
Wall-E
“Jai Ho” de A.R. Rahman – Quem quer ser um milionário?
“O Saya”, de A.R. Rahman e Maya Arulpragasam – Quem quer ser um milionário?

Melhor Figurino

Austrália
O curioso caso de Benjamin Button
A Duquesa
Milk – A voz da liberdade
Foi Apenas um Sonho

Melhor Documentário de Longa-Metragem

The betrayal
Encounters at the end of the world
The garden
Man on wire
Trouble the water

Melhor Documentário de Curta-Metragem

The conscience of Nhem En
The final inch
Smile Pinki
The witness - From the balcony of room 306

Melhor Edição

O curioso caso de Benjamin Button
Batman – O cavaleiro das trevas
Frost/Nixon
Milk – A voz da liberdade
Quem quer ser um milionário?

Melhores Efeitos Especiais

Batman - O cavaleiro das trevas
Homem de Ferro
O curioso caso de Benjamin Button

Melhor Maquiagem

O curioso caso de Benjamin Button
Batman – O cavaleiro das trevas
Hellboy II – O exército dourado


Melhor Animação de Curta-Metragem

La maison en petits cubes
Lavatory - Lovestory
Oktapodi
Presto
This Way Up

Melhor Curta-Metragem

Auf der strecke (On the Line)
Manon on the asphalt
New Boy
The Pig
Spielzeugland (Toyland)




Esperamos que aproveitem bem pessoal, e ÓTIMO OSCAR PRA TODOS!!!!!"


Equipe Torrent-Up

12 comentários:

uldario disse...

Meu palpite é por FROST/NIXON... acredito ser o mais forte candidato...
meu email é uldario@gmail.com
valeu galera... abraços agradecidos pelo trampo de vcs...

Alex Gonçalves disse...

Poxa, gostaria muito de assistir "O Casamento de Rachel". Não há alguma previsão para a postagem dele por aqui?

DDarque disse...

Eu acho que "quem quer seu um milionário?" ganha o Oscar de melhor filme.
delsondarque@gmail.com

Rocimar disse...

Eu acho que quem vai ganhar como melhor filme é: "O Curioso Caso de Benjamin Button".

Acredito que pela história ser diferente e muito boa levará a estatueta.

Meu e-mail: rocimarc@gmail.com

Carla disse...

Vou arriscar tudoooo!
MELHOR FILME : Quem quer ser um milionário?

MELHOR DIRETOR: Ron Howard

MELHOR ATOR: Mickey Rourke - O Lutador

MELHOR ATRIZ: Kate Winslet – O Leitor

Melhor Ator Coadjuvante: Heath Ledger - Batman – O cavaleiro das trevas

Melhor Atriz Coadjuvante: Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona

Melhor Longa de Animação: Wall-E

Melhor Filme em Língua Estrangeira:
Revanche, de Gotz Spielmann (Áustria)

Melhor Roteiro Original: Frozen river

Melhor Roteiro Adaptado: O caso curioso de Benjamin Button

Melhor Direção de Arte:Foi Apenas um Sonho

Melhor Fotografia: O curioso caso de Benjamin Button

Melhor Mixagem de Som: Batman – O cavaleiro das trevas

Melhor Edição de Som: Procurado

Melhor Trilha Sonora Original: Thomas Newman - Wall-E

Melhor Canção Original: Down to Earth”, de Peter Gabriel and Thomas Newman - Wall-E

Melhor Figurino:A Duquesa

Melhor Documentário de Longa-Metragem: The betrayal

Melhor Documentário de Curta-Metragem: The conscience of Nhem En

Melhor Edição:Quem quer ser um milionário?

Melhores Efeitos Especiais(em dúvida...) O curioso caso de Benjamin Button

Melhor Animação de Curta-Metragem:
Lavatory - Lovestory


Melhor Curta-Metragem: Manon on the asphalt

Carla
xcrlcrcx@gmail.com
nao consigo mais entrar no msn entao vai esse msm :P

Wedson Sousa disse...

Sem dúvida vai ser "O curioso caso de Benjamin Button".
Email: wedson@gmail.com

luiz disse...

Acredito que seja o curioso caso de Benjamin Button
Luiz.
dudugomes80@bol.com.br
PS: parabéns pelo trabalho!!!!

clark disse...

o oscar vai para o leitor

euamomuitoafernanda@yahoo.com.br


marcos

Andykitty disse...

Acho que será "Quem quer ser um milionário?"
:)
Abraços a todos.

Unknown disse...

O "Quem quer ser um milionário?" concerteza ganha o oscar!! rollanshoo@gmail.com

Um grande abraço!!

Unknown disse...

O oscar Vai para: Quem quer ser um milionário?
lula140185@gmail.com

Dreamule4ever disse...

vou torcer para "O curioso caso de Benjamin Button", pois é um otimo filme.
christianvq@gmail.com